segunda-feira, 7 de julho de 2014

Produtor da I Mostra de Dança de Caruaru fala da expectativa do evento

A 21 dias da I Mostra de Dança de Caruaru, que será realizada de 28 de julho e 3 de agosto, no Teatro João Lyra Filho, o produtor cultural e organizador do evento Jô Albuquerque bateu um papo com a reportagem do Blog e falou da expectativa da realização do evento. 

Na avaliação do produtor, a criatividade com o ritmo e o estilo devem prevalecer na apresentação dos grupos de danças na I Mostra. Na conversa, ele também abordou o mercado de dança em Pernambuco, em Caruaru e de que forma um evento dessa grandeza pode contribuir para o desenvolvimento da dança.

Confira na íntegra a entrevista:

1 - Como você avalia o mercado de dança em Pernambuco?

Jô Albuquerque - A dança é uma das expressões mais fascinantes da arte. Por meio dos movimentos corporais, é possível contar histórias, expressar ideias e transmitir emoções ao público. Embora o mercado em Dança em Pernambuco ainda seja pequeno, é cada vez maior o número de grupos e companhias que vêm apostando na área, na tentativa de profissionalizar quem atua no setor. O objetivo é buscar a valorização e desenvolvimento do mesmo, à medida que se investe na formação de profissionais de alto nível.

No entanto, embora o setor tenha um grande potencial de crescimento, assim como outros da cultura pernambucana, graças a sua diversidade de estilos e ritmos, ele também é prejudicado pela falta de leis de incentivo e de políticas capazes de distinguir o mercado, especialmente no que diz respeito à dança em nível amador e profissional. Em nosso estado, disputam o mesmo espaço e a mesma verba, grupos de dança com características e objetivos completamente diferentes.

2 - E no interior do Estado, mais precisamente em Caruaru?

Jô Albuquerque - Caruaru, embora não tenha a tradição no setor, têm seus grupos, desde o estilo folclórico, clássico e contemporâneo, sendo reconhecidos e respeitados dentro e fora do estado, especialmente pela qualidade técnica e artística, passando pelos mesmos desafios no estado.

3 - De que forma um evento como a I Mostra de Dança contribui para aquecer essa área?

Jô Albuquerque - Contribui para o aquecimento do setor um interesse crescente por parte dos grupos e companhias. O nosso objetivo é buscar a valorização e desenvolvimento dos mesmos, à medida que se investe na formação de profissionais de  nível.

4 - O que você espera da I Mostra de Dança de Caruaru?

Jô Albuquerque - Ao público, um de seus principais valores a difusão do conhecimento, prezando e incentivando a participação em especial de estudantes nesta I Mostra. Aos dançarinos, a oportunidade de mostrar o seu trabalho e divulgar a dança em nosso Caruaru.

5 – Com a sua experiência, o que de novo os grupos devem trazer para a I Mostra de Dança de Caruaru?

Jô Albuquerque - A criatividade com ritmo e estilo. Tem gosto para tudo e não sou contra. Só acho que estamos em uma nova era e podemos reformular alguns conceitos, então, por que não abusar?

EVENTO
A I Mostra de Dança de Caruaru tem o patrocínio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, através do Funcultura/Fundarpe do Governo de Pernambuco. A produção executiva é de Dayse de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário